Foto: Renan Mattos (Diário)
Os Correios sinalizam que é comum a perda de documentos pessoais durante as festas de final do ano. Por conta disso, as agências centrais oferecem o serviço de "Achados e Perdidos".
Mensalmente, em todo o Brasil, mais de 20 mil documentos são disponibilizados para retirada. Só que apenas 3% deles são procurados e devolvidos aos proprietários. Os demais são remetidos ao órgão emissor.
A consulta da relação de documentos disponíveis para retirada pode ser feita também aqui.
Instituído há mais de 30 anos, o serviço quer encurtar o tempo e reduzir o custo da busca por documentos perdidos.
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Aqueles que encontrarem documentos de terceiros podem depositá-los no guichê de qualquer agência dos Correios ou em caixas de coleta. Uma vez recebidos, os documentos são acondicionados em envelopes e guardados, ficando disponíveis para retirada durante 60 dias.
Para retirar o documento perdido, o interessado deve apresentar outro documento que comprove sua titularidade e pagar uma tarifa de R$ 5,70. Documentos sob a guarda dos Correios só poderão ser entregues aos proprietários ou seus representantes legais devidamente reconhecidos.
Caso seja constatado que o documento perdido esteja em uma cidade diferente da qual o proprietário se encontra, é possível fazer uma solicitação para que ele seja enviado à agência mais próxima.
*Com informações dos Correios